sábado, 31 de dezembro de 2011

BREBOTI: A CONSTRUÇÃO DE UM BLOG. – Por Sérgio Vieira de Melo.

Lembro-me com facilidade, foi numa conversa despretensiosa entre um gole e outro de cerveja regada a caldinhos de peixe, que alguém me deu gratuitamente um elogio: ... “Você tem uma cultura geral muito grande e diversificada”... É nessas horas que o peito da gente incha e o orgulho fala mais alto. Como escreveu e cantou em “Cálice” Chico Buarque: “De tanto usada a faca já não corta”. Pensei: Os elogios também são assim, só deveriam ser dados em ocasiões especiais e quando muito verdadeiro e merecedor, se mal utilizados eles perdem a serventia e deforma quem os recebe. Considero o orgulho, a vaidade e o egoísmo sentimentos nefastos e que não deveríamos cultivá-los, ou no mínimo, devemos nos policiar em combatê-los e tratar urgentemente de substituí-los por humildade e caridade, a troca, com certeza só nos traz benefícios e nos faz um ser mais humanizado.

Meu melhor conselheiro sempre foi o travesseiro e de olhos prostrados no teto antes de dormir, primeiro pensei que seria vaidade de minha parte me mostrar usando o conhecimento, mas em contra partida pensei em algo que li escrito por alguém e conclui que amor e conhecimento são coisas que aumentam à medida que dividimos... Foi ai que surgiu a idéia da construção de um blog que levasse humor, fotos, poesia, música, vídeos, textos de escritores que gosto e por que não, poesias e textos meus também, em suma: Entretenimento.

Acontece assim: Sempre que os excessos de tristeza/alegria me abatem ou fatos que julgo que mereça registro, a mente fervilha e gosto de perpetuá-los em pequeníssimas historinhas e se estas de algum modo se prestarem a levar conhecimento, roubar um sorriso fortuito e amenizar a solidão ou outras dores, o objetivo terá sido alcançado.

A idéia ainda era muito verde, pois sempre fui avesso a informática, mas me rendi a ferramenta universal e pensei: Sem dúvida é a forma mais fácil e abrangente no alcance de um sem número de pessoas do meu círculo de amizades e outros anônimos que aos poucos pela interação, a Internet aproxima que até aparecem vizinhos, da família, de casa. Decidido estava, daí parti para o nome e me ocorreu que como meu e-mail é “breboti”, nome surgido pela cobrança de minha mãe que dizia: Você não almoça direito porque fica comendo breboti por ai... Quando eu ainda era um office-boy de quatorze anos, mas a palavra não saiu mais da minha mente.

O blog breboti foi inaugurado em 24 de janeiro deste ano e trouxe, de forma tímida, uma breve biografia de Chico Buarque, uma poesia e um texto meu, uma foto de família, e vieram então os primeiros vídeos (escolhidos com esmero, sem jocosidade e com o cuidado de não constranger ninguém), mas que levassem sempre alguma mensagem de otimismo, humor ou contra o racismo.

Passados onze meses, este texto que estou escrevendo será a postagem de nº 1.515, amealhei 31 seguidores fies e o incrível número até hoje (31/12/2011 – 18h22min.) de 48.894 pessoas que diariamente visitaram, opinaram e enviaram sugestões, que quando atendem o perfil, são publicadas com o devido crédito. Há algum tempo passei a traduzir para o idioma Inglês as postagens e selos menores, pois o público alvo hoje contempla: 1.175 visitantes brasileiros de vários estados, 143 dos Estados Unidos, 81 da Alemanha, 81 da Rússia, 20 de Portugal, 17 na Ucrânia, 09 na Suíça, 08 no Canadá, 07 no Reino Unido e 02 na Costa Rica. 

Oh! Cristo olha pra isto... Jamais imaginei que pudesse chegar tão longe e a tantas pessoas, o que só aumenta a minha responsabilidade diária em atualizar o blog todo dia com sete novas postagens. Realizo sempre com muito prazer e pensando nas pessoas que num computador nos mais longínquos rincões acessam com os mais variados humores e valores na busca das idéias e páginas deste simples e bem intencionado blog, cujo solitário blogueiro agradece a todos os colaboradores, visitantes e seguidores que partilham, indicam e em consequência, faz crescer, além de facilitar e muito “A Construção de um blog”.

Obrigado, obrigado mesmo e beijo no coração de todos vocês. Breboti.
Sérgio Vieira de Melo - Bom Jardim DEZ. 31, 2011.

PS. Feliz Ano Novo! Renovemos nossos votos de parceria para 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário