sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 DE MAIO: DIA DO COZINHEIRO

Ser cozinheiro é...

Exclusiva das mulheres até pouco tempo, a profissão agora é dominada pelo sexo masculino
Nos anos 70, o chef francês Michel Guérard deu início, com a nouvelle cuisine, a uma era na qual cozinhar vai além das formas simples e naturais. Depois desse movimento, os pratos ficaram mais criativos, o visual passou a ter peso e a mistura de sabores revelou-se imprescindível. Sem contar que a culinária passou a ser vista como uma forma de arte.
Em 09 de janeiro de 2002, foi aprovado pela Assembléia Legislativa o projeto de lei nº 37/2001, do deputado Geraldo Vinholi, que estabelece o dia 13 de maio como o Dia do Cozinheiro, uma profissão que nos últimos anos vem crescendo a olhos vistos.
Até meados dos anos 90, aqui no Brasil, a profissão de cozinheiro era um reduto quase que exclusivo de mulheres. Hoje, predominam homens no campo. O sexo feminino se tornou minoria e luta para conquistar um reconhecimento igual aos dos homens. Para se estar à frente de uma cozinha, não é mais necessário apenas ter o dom de cozinhar, é preciso também ter uma formação básica, dominar a combinação de sabores e muita prática.
Uma curiosidade desta profissão é que a maioria dos que a abraçam tomaram gosto pela coisa vendo ou ajudando os familiares nos afazeres domésticos. Muitos levaram o gosto a sério e procuraram se aperfeiçoar fazendo cursos tanto no aqui quanto no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário