domingo, 28 de abril de 2013

PRA VENDER VASSOURAS... Por Sérgio Vieira de Melo.

Observador que sou, fico abismado com o tino comercial nato de algumas pessoas. Eu conheço um assim que vende até carne de porco em hospital.

Aqui mesmo em Bom Jardim tenho um amigo (Ulisses) que possui essa habilidade e pratica no seu dia a dia em seu mercadinho com maestria.

Certa vez, num sábado, fiquei atento a ele vendendo uma vassoura a uma freguesa indecisa entre tantas opções. Logo começou a enumerar as qualidades de cada uma delas:
- Tem de todo tipo e de todos os preços.
- Qual a melhor?
- Todas são boas... Como é assoalho de sua casa?
- Por quê?
- Veja bem, pra cimento grosso essa é a melhor, mas se for de cerâmica aquela é a ideal.
- Acho que vou levar é essa... (Sem dizer o tipo do piso da casa) Enquanto experimentava varrendo parte da calçada e pressionava com força ora de um lado ora de outro a vassoura contra o piso.
- Foi uma boa escolha.  Ô sprito, traz pra ela ver aquela que a gente varre o mercadinho.
- Essa está em uso há mais de seis anos e quanto mais varre mais ela dura... Tá do mesmo jeito.
O vendedor, notando que eu observava tudo, diante da indecisão da cliente e temendo perder a venda, olhou-me como um pedido de auxílio e cumplicidade e disse:
- É ou não é seu Sérgio?
- Orr, a lá de casa é dessa e comprei há dez anos quando cheguei aqui em Bom Jardim.  Até parece que com o passar do tempo os pelos crescem...

Venda feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário