sexta-feira, 26 de julho de 2013

Bom Jardim realiza 2ª Conferência das Cidades. Por Sérgio Vieira de Melo.

Momento do hino de Bom Jardim - Foto Chico Pezão.
... Declaro aberta a 2ª Conferência das Cidades de Bom Jardim, sejam todos bem vindos... Com essas palavras, o Prefeito Miguel Barbosa iniciou os trabalhos hoje, 25 de julho, no Centro Educacional e Cultural Marineide Braz. Cumprimentou os membros da mesa: Os Vereadores Genário, Célio Major e Manuel Caboclo e o Suplente Roberto Lemos, a Vereadora Etiene, Gildo Leal, Secretário de Infra-estrutura e em seu nome os demais secretários presentes, a 1ª Dama do município, Sra. Vânia. Os Senhores Paulo Melo do CONDEPE/FIDEN, João Paulo do IPAC e a Doutora Iris Fernanda, Mestra em Política Urbana e representante da OAB – Surubim.

Prosseguindo, o Prefeito Miguel disse: Estamos aqui reunidos para perguntar com o está sua rua? Planejar e desenvolver a cidade, iniciar uma jornada para a reforma urbana e preparar Bom Jardim para o turismo, através da priorização e incentivo de construções na PE – 88, a preservação do centro histórico e a participação do município nas Feiras de Negócios, como 1º passo no caminho do desenvolvimento urbano, quando o município completa 142 anos de Emancipação. Da necessidade de revisão do Plano Diretor, da capacitação de funcionários públicos para a implantação do Cadastro Multifinalitário, regulamentação fundiária urbana e a emissão do título de propriedade em parceria com cartórios e com isso, melhorar a arrecadação de ITBI e IPTU permitindo direcionar estes recursos para obras e programas sociais localizados. Disse ainda que, estava criando um Departamento de Mobilidade Urbana ligado a Secretaria de Infra-estrutura e, dirigindo-se aos vereadores (as) presentes, que logo após o recesso da câmara o primeiro projeto de lei será para a criação e implantação do Conselho da Cidade, composto de 04 membros governamentais e 06 da sociedade civil organizada, conforme legislação federal pertinente, concluindo sua fala.

A palavra facultada foi usada pelo Sr. João Paulo da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC disse que os temas água e habitação estão ligados e do apoio da APAC e participação no Comitê da Bacia do Rio Goiana, ao qual o nosso Rio Tracuhaém esta inserido. O Vereador Manuel Caboclo usou da palavra e falou sobre Escola Técnica, abertura de rua para desafogar o trânsito no centro, prática de esportes para os jovens e que o Prefeito Miguel poderia contar com ele na câmara para o bem de Bom Jardim. O Vereador Célio Major declarou que a cidade cresceu desordenada por décadas, sobre o relevo e em estender para os bairros as propostas ali tratadas.

A Doutora Iris Fernanda explanou através de slides e explicações sobre os quatro eixos temáticos: 1 – Saneamento, 2 – Habitação, 3 – Mobilidade Urbana e 4 – Planejamento Urbano.
Coordenando os trabalhos, com muita propriedade, procedeu à leitura do Regulamento e do Regimento da Conferência, sendo ambos, aprovados pelos presentes.

Gildo Leal, Secretário de Infra-estrutura realizou exposição com a exibição de slides sobre as ações desenvolvidas em iluminação, obras públicas, calçamento, esgoto, saneamento e os mutirões de limpesa na Pedra do Navio e no Distrito de Tamboatá, bem como, a adoção de garis trabalhando à noite.

Representando a Secretaria Estadual de Planejamento, CONDEPE/FIDEN, que oferece aos municípios apoio técnico e financeiro, a Sra. Paula Melo desenvolveu como facilitadora o tema: Planejamento Urbano e tratou sobre a Revisão do Plano Diretor e o Projeto Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis.

A conferência passou para a fase de validação das propostas e sugestões orais e formais dos habitantes sobre melhorias para cidade e elegeu os membros da futura Comissão da Cidade, conforme abaixo:

Os representantes governamentais titulares são Gildo leal e Gustavo Braz. Suplentes José Carlos e Herbert Henriques.
Membros pela sociedade civil: Dra. Iris Fernanda (Acadêmico), Neide Nascimento (Comércio), Lucinaldo Gomes (Igreja), Margarida Santos (Sindicato), Lúcio Mário Cabral (Cidadão) e Manoel Santos (Conselho de Desenvolvimento Rural).
Encerrando os trabalhos a Doutora Iris Fernanda parabenizou a todos  participantes e declarou que os trabalhos transcorreram de forma produtiva e que foi facilitado pelos seminários prévios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário