sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CHÁ DE CIDREIRA: Aldeias de Portugal.

O chá de cidreira é aquele tipo de chá um pouco indicado para tudo. Para nervosismo, ansiedade, dor de barriga e até mesmo para uma simples má digestão. No tempo das nossas avós, quando um exame ou qualquer prova se aproximava, era comum a indicação do chá de cidreira para acalmar a ansiedade. Hoje, sabe-se que este chá tem efeitos analgésicos e é indicado também para dores de cabeça.
Principais propriedades: 
Adstringente: útil para diminuir a secreção de mucosas, recobrir tecidos orgânicos, contrair os tecidos e vasos, combater diversos tipos de problemas inflamatórios da boca, órgãos genitais etc.

Analgésica: usada para aliviar a dor sem eliminar outras propriedades sensitivas.

Antialérgica: usada para combater diversos tipos de alergia.

Antiespasmódica: impede a contração do tecido muscular liso, prevenindo o surgimento de espasmos no estómago, intestino e/ou bexiga.

Anti-inflamatória: possui o papel de inibir a ação dos glóbulos brancos, que são os responsáveis pela resposta inflamatória, diminuindo as dores, inchaços e vermelhões no local lesionado.

Antimicrobiana: ajuda a inibir o crescimento de microrganismos dentro do corpo (vírus, bactérias, fungos, parasitas), evitando maiores problemas.

Antisséptica: possui ação parecida com a antimicrobiana, porém inibe a proliferação de microrganismos que estão presentes somente na superfície da pele e mucosas.

Cicatrizante: faz com que determinados cortes ou lesões de péle cicatrizem mais rápido, acelerando o aumento das multiplicações celulares, que possibilitam o preenchimento da zona afetada com as células epiteliais.

Diante de todas essas propriedades, a erva cidreira age, principalmente, contra: Dor de Cabeça; Enxaqueca; Gases; Constipações; Tosse; Enjoo; Fadiga; Feridas; Fígado; Problemas Digestivos; Arroto; Alergias; Gripe; Palpitações Cardíacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário