domingo, 24 de agosto de 2014

FELIZ ENCONTRO NA FEIRA CULTURAL - Edição de 22/08/2014. Por Sérgio Vieira de Melo.

Guriatã do Norte, Sérgio Vieira de Melo, Doddó Félix e Zenóbio Jorge Araújo.
Bom Jardim - PE FEIRA CULTURAL em 22/08/2014. Privilégio das agradáveis companhias de 03 expoentes da cultura bonjardinense com boas conversas e piadas regadas a Skol e caldinhos no lançamento do Livro: Bom Jardim dos Poetas - Antologia. (Homenageados na 1ª edição 73 poetas) Parabéns ao Governo Municipal pelo apoio, ao Secretário de Cultura, Turismo e Esportes e equipe pela organização e realização.
GURIATÃ DO NORTE (José Severino Barbosa) nasceu no Sítio Torto, zona brejeira do município de Bom jardim em 13 de dezembro de 1936. Filho de Otaviano Antonio da Silva e Alcina Floriano da Conceição. Começou trabalhar na agricultura ainda menino. Alfabetizou - se aos 12 anos e seu interesse pela cantoria manifestou – se já a partir dos 13 anos. Em face das dificuldades não chegou a concluir o curso primário. Além dos improvisos ao som da viola escreveu vários cordéis, canções, benditos e poemas. Ao longo da vida artística tem participado com freqüência de programas radiofônicos em várias emissoras de Pernambuco e viajado pela maioria dos estados brasileiros.

DODDÓ FÉLIX (José de Souza Félix) é poeta e cordelista. Colunista do Jornal Correio do Agreste há mais de dez anos, nasceu em Bom Jardim em 14 de janeiro de 1943. Autor de mais de 30 cordéis, abordando temas diversos. Em 2013 lançou o livro Gorjeios. Funcionário público estadual aposentado, acaba de concluir um livro intitulado Bom Jardim dos Paus-d’Arcos, enfocando as belezas naturais e personalidades bonjardinenses. Tem como próxima meta escrever a história de Bom jardim. Foi idealizador e fundador da Associação Casa da Cultura de Bom Jardim e fundador da 1ª emissora de rádio de sua cidade. É membro de várias instituições culturais e participou de algumas antologias poéticas.

ZENÓBIO Jorge ARAUJO nasceu em 25/05/1957 na cidade de Bom Jardim – PE. Filho de Severino Jorge Araújo e de Josefa oliveira de Souza. Recebeu a influência de todas as impressões de linguagens artísticas do nordeste e de outras partes do Brasil. Desde a adolescência escreve poesias e compõe letra e música. É artista plástico e cursou teoria e história da arte, crítica cinematográfica e literária. Cursou arte x técnica na criação do estilo. Participou de várias exposições coletivas e individuais, bem como de salões de arte e festivais de música. Atualmente cursa Direito.
Biografias resumidas transcritas do Livro Bom Jardim dos Poetas – Antologia, páginas 196, 199 e 207.

Um comentário:

  1. Após algum tempo sem ter visitado minha terra natal Bom Jardim. Recebo um convite do Amigo e poeta Doddo Félix, para participar de uma antologia dos poetas de minha cidade. Com o apoio da secretaria de cultura e a organização do Doddo o evento foi um verdadeiro sucesso. Oportunidade que tive de fazer novas amizades. Destaco o Secretário de Cultura Turismo e Esporte do município o Edgar Santos e Sérgio Vieira de Melo editor do blog Breboti. Pessoas de vibrações positivas. Com o Sérgio Doddo e Guriatã, passei um bom tempo me atualizando das noticias e algo pitoresco do meu Bom Jardim como diz o ditado foi arretado de bom. Abraço poético a todos que me estenderam solidariedade espero poder contribuir com tamanha gentileza.

    ResponderExcluir