domingo, 31 de agosto de 2014

PROJETO MUSICAL MAESTRO LEVINO FERREIRA - O Mestre Vivo - Por Juliano Barbosa.



















Foto: Professor Klebson Oliveira.
Um Dia Histórico para a Música de Bom Jardim - PE. É quando o sonho vira realidade. Muito Obrigado, Prefeito Miguel e Secretário Célio Borges, que belo presente para as novas gerações de músicos e artistas da cidade!

O PROJETO MUSICAL MAESTRO LEVINO FERREIRA – O MESTRE VIVO tem como principal objetivo proporcionar e promover o estudo e aprendizagem da Música para crianças, jovens e grupos da terceira idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV do município de Bom Jardim – PE.

O projeto pretende ampliar e desenvolver o conhecimento musical dos participantes, aperfeiçoando suas habilidades artísticas ao mesmo tempo em que cria oportunidades de cultura e lazer, ocupando o tempo ocioso de meninos e meninas, adolescentes, adultos e idosos, com atividades musicais e pedagógicas e coordenadas por um grupo selecionado de músicos profissionais ao longo de toda semana (de segunda a sábado, nos três turnos - manhã, tarde e noite) em variados espaços da cidade.

Os participantes terão acesso a instrumentos musicais de três grupos distintos: 1) INSTRUMENTOS DE CORDAS - Orquestra: violinos, violas, violoncelos e contrabaixos; 2) INSTRUMENTOS DE SOPROS - Banda de Música: flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trompas, trombones, bombardinos e tubas; e 3) PERCUSSÃO/BATERIA - de Banda e Maracatu; além de instrutores musicais específicos e todo material didático necessário para o estudo do instrumento escolhido e aulas de Teoria Musical e História da Música. (Serão disponibilizados métodos, apostilas, cadernos, estantes musicais, partituras e acessórios para os instrumentos - palhetas, acordoamentos etc.).

A capacitação dos alunos nesta linguagem universal se dará principalmente através da prática individual e coletiva da música. Todos poderão participar dos mais variados grupos instrumentais formados pelo projeto: Orquestras de Cordas, Bandas de Música, Conjuntos de Sopros e Percussão, Grupos de Metais, Coral, Bloco Lírico, Maracatu entre outros, onde terão contato direto com a Música do Brasil e do Mundo e seus grandes criadores brasileiros e universais e com direito a uma aula prática e uma aula teórica basicamente.

Inspirado nos ideais artísticos do Mestre Vivo e sua importância histórica para o Município e o Estado de Pernambuco, o PROJETO MUSICAL MAESTRO LEVINO FERREIRA – O MESTRE VIVO, da cidade de Bom Jardim, presta uma justa homenagem a este grande compositor bonjardinense que muito orgulho dá ao seu torrão natal que gloriosamente se apresenta como a “A TERRA DA MÚSICA.”
Um projeto enfim... Que veio pra ficar. JULIANO BARBOSA, Coordenador do Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário