Descortinando todos os cenários e deixando a mostra só a crueza dos números, por analogia, comparo o administrador com um maestro que conhece todos os instrumentos e suas partituras (pura arte e matemática). Além da obrigação de tirar de cada músico o melhor que possa oferecer, compete-lhe como primordial, manter a harmonia, enquanto o administrador utiliza o olhar holístico e as ferramentas administrativas para planejar, organizar, liderar e controlar, otimizando da forma mais racional os recursos: Humanos, financeiros, mercadológicos, materiais e de produção, focando sempre a sinergia e o equilíbrio entre pessoas, estrutura e recursos.
A Administração é uma ciência humana/social, constituída por diversos ramos do pensamento humano e que através de suas escolas e teorias: Científica (tarefas), Clássico-Burocrática//Estruturalista (estrutura), Comportamental/Desenvolvimento Organizacional (pessoas), Sistemas (ambiente) e Teoria da Contingência (tecnologia), estrategicamente constrói, baliza e mostra o caminho eficiente aos colaboradores em busca da eficácia de uma empresa própria ou de terceiros.
Ninguém contrata os serviços de um médico ou advogado para cuidar de sua saúde ou defesa legal, que não sejam habilitados para tal, no entanto, todos se acham administradores e julgam a tarefa fácil, mas por não possuírem a formação tão eclética como a nossa, estão fadados ao insucesso em seus empreendimentos. E se assim o fazem, erram principalmente em primeiro lugar por não mensurarem a real importância econômica e social de uma organização.
Administrar é uma ciência e não admite empirismo, por isso é só para profissionais.
Parabéns pra mim e a todos os Administradores (as).
Nenhum comentário:
Postar um comentário